Ferramentas
O que você precisa fazer para melhorar a sua vida? Quem é o responsável por sua situação atual e desejada? Quando você começará as mudanças necessárias para sua melhoria? Onde você realizará tarefas para atingir essa melhoria? Por que você acredita que esse objetivo trará melhorias? Como você quer atingir esses objetivos? Quanto vai te custar tomar as atitudes necessárias?

Esse primeiro parágrafo traz exatamente tudo que a ferramenta contempla, todas as perguntas necessárias para usá-la. Mas vamos explicar melhor como ela funciona.

5W2H

Essa é uma ferramenta que veio da gestão de projetos e se encaixa diretamente com o Coaching, já que durante o processo fazemos uma gestão dos nossos projetos de vida, nossos objetivos pessoais.

Cada letra dessa representa uma pergunta feita para si ou para o outro. Seu intuito é identificar resistências e oportunidades, facilitando a visão global do projeto, viabilidade do mesmo e a evidência de que estará cumprido.

Vamos então verificar novamente e mais detalhadamente o que significa cada letra?

WHAT? (O que?):
Descreva todas as ações para atingir seus objetivos!
Ex.: O que deve acontecer para…?

WHO? (Quem?)
Defina aqui um ou mais responsáveis pelas ações.
Ex.: Quem é o responsável por fazer…?

WHEN? (Quando?)
Dia, data, hora e momento no qual acontecerão as ações.
Ex.: Quando você cumprirá a primeira tarefa? E a segunda?

WHERE? (Onde?)
Onde as ações serão ou deverão ser realizadas.
Ex.: Onde você fará…?

WHY? (Por que?)
Os benefícios que cada ação lhe trará.
Ex.: Por que fazer essas ações especificamente?

HOW? (Como?)
Detalhe a maneira como cada ação deve ser executada.
Ex.: Como você realizará as ações propostas?

HOW MUCH? (Quanto Custa?)
Custo para verificar viabilização das ações.
Ex.: Quando gastará para…?

Esse ferramenta não possui contraindicações, quero dizer, pode ser usada nos âmbitos pessoal, espiritual, profissional, familiar e qualquer outro.

 

Aplicando no seu dia a dia

 

Convido vocês agora a usarem essa ferramenta na sua rotina. Talvez você não consiga enxergar em um primeiro momento em quais situações da sua vida caberiam o uso senão um projeto da empresa ou um grande objetivo de vida, por isso lhes darei alguns exemplos:

Você brigou com seu cônjuge e quer fazer as pazes? 5W2H! Discutiu com seus pais, seus filhos, seu colega de trabalho, seu líder ou qualquer pessoa próxima à você? Reconcilie-se utilizando o 5W2H!

Lembre-se que em situações como essas você precisa tomar uma atitude muito nobre no “Who?” e assumir a responsabilidade para que as coisas mudem, afinal, você não pode controlar o seu próximo!

No “When?”, permita-se colocar um prazo para suas ações, não para resposta do envolvido à elas, fazendo posteriormente, se fizer sentido para você, outro planejamento e mais ações caso essas não resultem o esperado.

Quando pensar em custo, não pense somente em dinheiro, considere também o tempo que vai gastar e seus esforços.

Você quer ser promovido no seu emprego? Quer trocar para um melhor em outra empresa? No fim das contas, você quer ser mais valorizado na sua profissão? O que fazer? Por que não um 5W2H?

Nessas ocasiões, o importante é ressaltar que isso não depende apenas de você, já que temos o contratando, o superior, a política da empresa e etc.

Então como colocar ações para que isso aconteça? Simples! Coloque primeiramente todas as que dependem de você, depois ordene as que dependem dos outros.

Por exemplo: você sabe a vaga que almeja e precisa de um curso de idiomas para um cargo específico, logo, não espere que primeiro você ache a vaga, depois alguém para dar sua indicação e depois um convite de entrevista para, então, correr atrás de aprender ou aprimorar outra língua.

Esteja pronto para quando as oportunidades aparecerem na sua vida. Exatamente por isso que esse planejamento é tão importante.

Você quer comprar ou trocar um carro ou uma casa? Você quer se casar com alguém? Você quer almoçar em um restaurante legal uma vez por mês? Quer comprar uma TV nova? 5W2H!

Percebe que todas as situações que citei, por mais que não aconteçam todos os dias, elas acontecem com bastante frequência e fazem parte da vida de qualquer pessoa?

Acredito que nesse ponto você já entendeu o que quero dizer e como pode usar isso no dia a dia, certo?

 

Conclusão

 

Tão importante quanto planejar e usar essa ferramenta simples e tão eficaz, o 5W2H, é manter seu poder de surpreender positivamente as pessoas e perdoar-se quando algo não sai como planejado.

Já imaginaram o quão injusto eu seria se o ensinasse a fazer um belo planejamento e incentivasse que dormisse e acordasse pensando assim sem dizer que isso pode dar errado, que as surpresas vão acontecer e você precisa aprender a lidar com elas? Pois então, viva intensamente os momentos imprevisíveis de sua vida e perdoe-se se algo não der certo, afinal, estamos todos aprendendo!!

No mais, planeje-se sempre que puder para ser mais preciso e atingir seus sonhos mais rápido!

Grande abraço.