Blog

 

Ao procurar uma formação para me tornar Coach, eu acabei recorrendo ao melhor meio de busca e mais conhecido, o Google. Liguei para muitas escolas e tive bons retornos, troquei muitos e-mails e corri atrás de bastante informação, bem como indicações. Porém, se tivesse um local imparcial no qual todas estavam listadas, facilitaria bem a minha pesquisa na época.

Hoje é exatamente isso que vim oferecer para vocês, claro que não é um guia definitivo de escolas de Coaching do Brasil, até porque com certeza existem outras várias para cada região que você procura, porém eu peguei algumas que já ouvi falar e conheço pessoas que se formaram, outras que achei uma abordagem diferenciada e assim fui selecionando as escolas que vou abordar aqui hoje, cujos logos estão na imagem principal.

MUITO IMPORTANTE!!! TODA INFORMAÇÃO AQUI CONTIDA FOI RETIRADA DOS SITES DAS ESCOLAS OU DE CONTEÚDOS DIRETAMENTE ENVIADOS PARA MIM ATRAVÉS DE E-MAILS E CONTATOS TELEFÔNICOS.

Vou falar das escolas em ordem alfabética para facilitar a sua busca e organização caso tenha alguma específica em mente. Após informações sobre elas, vou fazer alguns comentários importantes para facilitar a sua decisão.

Academia Brasileira de Coaching – ABRACOACHING

  • A ABRACoaching oferece em suas formações uma parte de Marketing muito interessante, o que considero um dos grandes diferenciais dessa escola. Bruno Juliani, presidente e treinador da academia, é muito ativo nas mídias sociais e passa através de seus conhecimentos e experiências nesse meio, além das capacitações de Coaching, conteúdo direcionado para seus formados seguirem com sucesso através do Marketing. Além disso possuem formação online, o que também chama atenção para àqueles que não tem disponibilidade para participar de um curso no modelo de imersão.

ACT Coaching

  • Essa escola tem uma atuação muito forte na parte executiva e de liderança, a começar pelo seu presidente Thiago Geordano, cujo currículo é muito forte em desenvolvimento de cargos mais elevados dentro das organizações. A proposta da ACT demonstrada no seu slogan “Em todo Brasil nós treinamos líderes” fica bem clara e fácil de entender para aqueles que procuram cursos mais focados em liderança e organizações.

Instituto Brasileiro de Coaching – IBC

  • O IBC talvez seja hoje a maior instituição de Coaching do Brasil em termos de número de formações e escolas espalhadas pelo país, além de oferecer diversas formações em todas as áreas, tanto voltado para liderança e empresas como voltado para vida pessoal e desenvolvimento individual. Possui metodologia própria criada pelo seu presidente José Roberto Marques, que é uma figura muito reconhecida na área de desenvolvimento humano e um dos pioneiros de Coaching no Brasil.

Núcleo Brasileiro de Coaching – NBC

  • O NBC faz parte do grupo IMAP – Instituto Matrix de Alta Performance, que trabalha com desenvolvimento pessoal em vários sentidos. Ela atua em São Paulo e oferece como diferencial a garantia que seus recém formados Coaches tenham a capacidade de iniciar sua missão antes mesmo de completar os dois módulos que compõe a formação.

Sociedade Brasileira de Coaching – SBCoaching

  • O SBC é a instituição pioneira de Coaching do Brasil e uma das maiores em termos de estrutura e formações. Possui metodologia própria e uma gama de cursos voltados para todas as áreas do desenvolvimento humano. Chama muita atenção a preocupação com a ética e profissionalismo das técnicas que a instituição oferece através de seus fundadores Villela da Mata e Flora Victoria, que são pioneiros e responsáveis diretos pelo grande crescimento do Coaching no Brasil.

Sociedade Latino Americana de Coaching – SLAC

  • O SLAC é uma grande referência não só no Brasil, mas na América Latina. Seu presidente Sulivan França é um dos pioneiros em Team Coaching e Leader Coaching, o que atrai muitos profissionais executivos para suas formações. A escola tem um grande portfólio de formações e é a primeira a trazer um MBA em Coaching para o Brasil em conjunto com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Tem em sua metodologia as bases de Coaching aplicada mundialmente, formando pessoas pela América do Sul.

Como escolher?

Visto que além dessas que coloquei aqui, ainda existem muitas instituições de formação em Coaching que prometem muitas coisas para quem as busca, quero deixar alguns conselhos para você e esclarecer algumas coisas na escolha da escola.

Mais uma vez eu vou dizer isso e talvez você diga que eu estou em cima do muro, porém cada ser humano é de um jeito e tem uma necessidade diferente, mesmo tendo desejo em comum de fazer um curso de Coaching, portanto NÃO EXISTE UMA ESCOLA MELHOR DO QUE A OUTRA.

“Ah, Tiago, eu li esse texto todo achando que você ia dizer qual escola é melhor… agora continuo em dúvida!”

Muita calma nessa hora, vou te ajudar a escolher.

Você está procurando uma formação em Coaching… OK! Qual é a primeira coisa que você deve se informar sobre?

Pense…

Não é a melhor escola, nem o melhor instrutor, nem a melhor metodologia, pois isso não existe. Existe apenas o melhor para você! Então, você deve se informar primeiro sobre O QUE É COACHING?

“Mas eu vou fazer o curso exatamente para aprender isso!!!”

É verdade, porém você precisa saber do que se trata esse assunto, pesquisar sobre, para na hora de decidir não ter apenas as informações dos vendedores e consultores que te atenderam, caso contrário você ficará “à deriva” e irá para o lado que o vento (vendedor) bater mais forte.

Você consegue rapidamente as informações sobre o que é e seu histórico no Google ou Youtube. No próprio blog você encontra facilmente esses informação através dessa série de assuntos.

Bom, visto isso e ciente daquilo que está procurando, você deve saber como aproveitará melhor aquilo que a escola oferece para você, para isso pratique o seguinte exercício:

QUESTIONE-SE!

Isso mesmo, comece a se perguntar qual é a melhor maneira de você aprender. Será que você aprende melhor com uma turma grande ou com uma turma pequena? Será que você aprende melhor na prática ou escutando alguém falar? Você presta mais atenção em um homem um uma mulher falando? Será que você terá dificuldades em colocar isso em prática após o curso ou não? Você tem disponibilidade de tempo e dinheiro para ficar alguns dias fora de sua rotina habitual? Você aprenderia melhor estudando sozinho? Você tem disciplina para entregar trabalho de conclusão do curso ou não é seu objetivo? Você busca se aprimorar com o Coaching ou atuar como Coach? Você se preocupa com relação a horário e prazos ou o curso pode se estender além do previsto? Crie mais perguntas para si mesmo de modo que possa aproveitar ao máximo aquilo que a escola está oferecendo.

Além das perguntas, procure saber com outros profissionais ou colegas em qual instituição eles fizeram e pergunte-os a fundo como é o curso. Confronte informações dadas pelo vendedor e por aqueles que já passaram pela formação, verifique se está dentro daquilo que considera um ambiente adequado para o seu aprendizado.

 

Recapitulando:

  • Procure saber o que é Coaching
  • Questione-se sobre sua melhor forma de aprender
  • Questione outras pessoas que fizeram o curso
  • Confronte as informações dos vendedores com as suas
  • ESCOLHA!

 

Se ainda assim ficar em dúvida, reza, ora, medita, grita “manhêêêê”, que com certeza escolherá o melhor caminho. Ou então, entre em contato comigo e podemos bater um papo para verificar qual seria o curso mais adequado para você.

 

Um abraço!