Livros e filmes

Guia Revolucionário de Autoconhecimento e Empoderamento – José Roberto Marques

 

Esse livro é muito interessante no que diz respeito a teorias sobre processos evolutivos ou sequências de 7 passos referentes a algum tema. O autor do livro e também meu mestre na formação de Coaching, José Roberto Marques, fez um grande arranjo de teorias que se interligam através da pirâmide do processo evolutivo que ele adaptou dos níveis neurológicos de Gregory Bateson, Robert Dilts e Bernd Isert.

Durante a leitura, você irá perceber que tem muita passagem direcionada para Coaches (profissionais do Coaching), mesmo assim, caso seja um curioso pelo assunto de autodesenvolvimento e tenha interesses em teorias de autores e grandes nomes do desenvolvimento humano, social e espiritual como Carl Jung, Deepak Chopra, Maslow, Robert Dilts, dentre muitos outros, essa leitura é extremamente importante para você.

Falando sobre o livro, sua estrutura se dá com uma introdução ao Coaching, ao modelo de trabalho do autor, suas inspirações e à mística do número 7, seguida de uma grande explanação sobre os níveis neurológicos e a pirâmide do processo evolutivo, já fazendo referência à outras teorias que vão se encaixando em cada nível, fechando sempre o ciclo em 7 passos. Depois é descrito ao leitor mais algumas teorias de ciclos de sete, baseadas em grandes livros e autores conhecidos, e para finalizar é falado um pouco de missão de vida e a conclusão.

Parece muita informação até aqui, não é? Acredite, o livro realmente é muito informativo por concatenar estudos e teorias de muitos autores, por isso também se torna bem complexo de se resumir nesse post, mas para quem quer ter uma ideia da parte principal do livro, o assunto central, segue abaixo um vídeo e um breve resumo:

Coaching Remediativo:
  • Primeiro Nível: Ambiente. Qual contexto estamos inseridos e informações iniciais. O papel do Coach aqui é atuar como Guia.
  • Segundo Nível: Comportamento. Quais nossas ações e reações diante do contexto inicial e das primeiras informações extraídas e como agimos em contextos específicos. Aqui o Coach vai atuar como um Treinador.
Coaching Generativo:
  • Terceiro Nível: Capacidades e Habilidades. Nosso conhecimento e posicionamento a respeito de cada situação, habilidades fisiológicas, emocionais e transcendentais. O papel do Coach nesse sentido é atuar como Consultor ou Professor.
  • Quarto Nível: Crenças e Valores. O que é importante para nós, a verdade que existe em cada um de nós, qual a nossa formação. Neste caso, o Coach atua como um Mentor.
Coaching Evolutivo:
  • Quinto Nível: Identidade. Que tipo de pessoas somos e qual o motivo de sermos assim, qual nossa missão de vida. Neste nível o Coach atua como Patrocinador e Apoiador.
  • Sexto Nível: Afiliação. Quais grupos eu pertenço, de que forma e com quem compartilho meus sucessos, intimidades, pontos de melhorias e sonhos. O papel do Coach aqui é atuar como Aglutinador.
  • Sétimo Nível: Legado. Tudo que nós somos, nosso eu maior, integração entre corpo, mente, alma e espírito. O Coach é Self Empowerment.

 

Bom, agora que você já tem uma ideia do que se trata a pirâmide adaptada pelo autor do livro, a qual é utilizada como ferramenta nos processos de Coaching e outras processos de desenvolvimento pessoal, vou te convidar a fazer uma reflexão sobre cada um desses níveis, sendo que os primeiros acabam sendo simples de serem trabalhados, enquanto para os últimos muitas vezes não temos sequer respostas.

  1. Como está o ambiente que você vive? Os locais que frequenta? As pessoas com quem você lida dia a dia? Sua casa? Seu trabalho? Suas ações mais superficiais? Aquilo que você demonstra para os outros? Aquilo que você aparenta ser? Tudo isso se relaciona ao seu ambiente.
  2. E sobre o seu comportamento? Como você tem agido? Como as pessoas agem com você? Quais as suas reações diante da atitude dos outros? O que você tem feito para melhorar? O que você gosta de fazer? O que você precisa fazer? O que você deixa de fazer que poderia estar fazendo? Pense sobre o seu comportamento.
  3. O que você sabe? Quais conhecimento você tem? Que cursos você fez? Como você aprende? Quais conhecimentos você precisa adquirir? Que dom você tem? Qual habilidade te diferencia dos outros? Qual conhecimento você precisa para aprimorar suas habilidades? Tudo isso tem a ver com conhecimento.
  4. No que você acredita? Quais são os seus sonhos? Que crenças que te movem? Quais são os valores que norteiam sua vida? Que tipo de força te faz agir? Que crenças te paralisam? Que crenças te limitam? Quais sonhos você tem deixado de lado? Defina suas crenças, valores e sonhos.
  5. Quem é você? O que define você? Quais são as suas características? Qual é o seu caráter? Quais as suas melhores qualidades? Quais os pontos que você precisa melhorar? Como as pessoas veem você? O que comprova aquilo que você é? Identidade, qual é a sua?
  6. Quais são os grupos aos quais você pertence? Onde você se sente bem? Onde você se sente em casa? Que tipos de pessoas com as quais você se sente em família? Que lugares você gosta de ir? Quais são as pessoas que te acolhem? Com quem você compartilha suas intimidades? Afiliação, senso de pertencimento.
  7. Qual é o seu papel no mundo? Quem é você espiritualmente? Qual sua ligação com seu eu maior? Com sua missão com o universo? O que você deixa para esse mundo? Pelo que você é lembrado? O que você está fazendo para ser a diferença no mundo? Que tipo de legado você vive? Seu legado é agora!

E então? Conseguiu responder todas as perguntas? Fica meu convite final para você, inicie seu processo de autodesenvolvimento e autoconhecimento, ler esse livro talvez não seja a coisa mais fácil do mundo e talvez também você possa pensar que o autor é louco ou meio ficionado pelo número 7, mas talvez seja um pouco de loucura mesmo que precisamos para “sair da caixinha”, não é?

 

Um abraço!