Livros e filmes

Esse livro vai ajudá-lo a florescer.

É assim que Martin Seligman começa esse livro que dá continuidade aos seus estudos sobre a Psicologia Positiva.

Florescer… o que você imagina quando lê essa palavra? Na primeira vez que vi o título desse livro, achei um pouco… não sei como dizer… fantasioso demais, talvez. Por que um livro sobre felicidade, sobre bem-estar, começaria com um título tão figurativo assim? Após pensar um pouco eu cheguei à conclusão, precisava ser mesmo metafórico!

Entendo que nada do que o autor tentasse colocar para representar exatamente o sentimento das pessoas sobre o bem-estar, sobre mostrar o que possuem dentro, de mais precioso, sobre revelarem ao mundo seu melhor, iria representar tão bem quando uma metáfora relacionada a algo da natureza, afinal, não seria também natural que desabrochássemos durante a vida mostrando cada um a sua beleza, suas cores, sua vida ao ponto de provocar sorrisos e abraços? Ao ponto de sermos verdadeiros presentes para os outros?

Florescer… para mim nada mais é que mostrar a nossa essência, aquilo que temos de melhor para o mundo!

Para Martin Seligman, florescimento é agir em conformidade com o modelo PERMA:

  • Positive Emotions – Emoções Positivas
  • Engagement – Engajamento
  • Relationships – Relacionamentos Positivos
  • Meaning – Sentido
  • Accomplishment – Realização

Não vou entrar em detalhes no modelo PERMA para não ficar repetitivo com minha última postagem sobre o assunto. De qualquer forma, agir conforme esse modelo não é agir o tempo todo em prol desses cinco elementos citados – afinal sentimentos como tristeza, medo e raiva fazem parte também do nosso dia a dia e não necessariamente são negativos, pelo contrário, cada um tem a sua função, mas sim ter situações que te proporcionem tudo isso e poder tirar o máximo de proveito delas.

 

O Livro

Como disse no início, esse livro de 2012 é uma continuação nos estudos da Psicologia Positiva que foi apresentada na sua primeira versão no livro Felicidade Autêntica em 2004, sendo que nesse espaço de 8 anos foi possível aplicar a chamada teoria da felicidade ao ponto de evoluí-la para a teoria do bem-estar através do modelo PERMA.

Essa aplicação se resume em 8 grandes projetos que Martin Seligman acabou distribuindo em capítulos do livro, são eles:

  • O que é bem-estar?
  • Depressão, prevenção e terapia
  • Mestrado em psicologia positiva aplicada
  • Educação positiva
  • Programa de Aptidão Abrangente para Soldados
  • Realização e inteligência
  • Saúde positiva
  • 51

Como pode ver, não se trata apenas de um livro falando sobre um novo método, sobre mais elementos para se ter bem-estar ou sobre um monte de filosofia ou teoria sem aplicação, trata-se de um livro baseado puramente em estudos científicos e em aplicações de cada teoria levantada pelo seu autor e todos os estudiosos da Psicologia Positiva que se tornaram grandes projetos, cheios de números e dados que comprovam mais uma vez como viver uma vida plena de satisfação baseada em suas forças e virtudes pode ser benéfico.

Só de ler os nomes referentes aos projetos já dá para se ter uma noção da profundidade dos estudos abordados. A única dúvida deve estar naquele número perdido, ali, o 51. Calma, como todo brasileiro fã de caipirinha deve ter pensado, não se trata da famosa branquinha brasileira, trata-se de um projeto a longo prazo que prevê que no ano de 2051 termos 51% da população em estado de florescimento. Legal, não é? Até melhor que a caipirinha! rs…

Será que essa meta é possível de ser alcançada? Eu acredito que sim!

 

Florescer, quais os benefícios?

Você já se perguntou se a sua vida determina o seu bem-estar ou se o seu bem-estar que determina a sua vida? Já se questionou se a sua saúde é premissa para ou resultado do seu bem-estar? Já analisou a relação que existe entre sua vida financeira e seu bem-estar como um todo? Já se perguntou por que seus relacionamentos costumam não dar certo? Já procurou saber dos benefícios de criar os seus filhos em uma cultura de valorização ao invés de repressão?

Eu sei que essas são perguntas bem complexas de serem respondidas, até mesmo conclusivamente por estudos e métodos científicos, mas o que mostra nesse livro é que pessoas que procuram primeiro o bem-estar, pessoas que procuram ter prazeres e sabem desfrutar saudavelmente desses momentos, que têm atividades nas quais conseguem se engajar e utilizar suas forças e virtudes, que veem sentido em suas ações além de si mesmas, que têm relacionamentos positivos tanto no dar quanto no receber e pessoas que têm realizações constantes durante a vida, ou seja, pessoas que praticam o modelo PERMA, tendem a ser mais bem-sucedidas nos seguintes quesitos:

  • Saúde
  • Finanças
  • Relacionamentos Amorosos
  • Vida Social
  • Recuperação de doenças
  • Criatividade
  • Aprendizagem
  • Liderança
  • Produtividade

Dentre outros que posso ter esquecido de citar ou que ainda não foram comprovados. De qualquer forma fica claro no livro e nos estudos feitos pela Psicologia Positiva como a prática do PERMA leva as pessoas ao florescimento, termo que você deve estar agora habituado após tanto falarmos sobre e talvez até convencido de quão benéfico é atingir esse estado.

 

Recapitulando e Concluindo

Para você que me acompanha, sabe que não costumo concluir muito os meus textos, pois acredito que a conclusão não tem muito a agregar em textos reflexivos como procuro oferecer para vocês, porém hoje eu resolvi deixar aqui uma rápida revisão e conclusão, já que há 3 semanas estou postando sobre Psicologia Positiva e seus principais elementos.

Falamos sobre os três primeiros pilares da Felicidade Autêntica, primeiro objetivo da Psicologia Positiva, são eles: vida prazerosavida engajada; e vida significativa. Depois falamos sobre o modelo PERMA, que é a evolução desses três elementos adicionando mais dois, os cinco são: emoções positivas; engajamento; relacionamentos positivos; sentido; e realização. Por fim, na última semana mostrei de onde vieram essas teorias através dos livros Felicidade Autêntica e Florescer, ambos escritos por Martin Seligman.

Espero que tenha aproveitado bem esse conteúdo e que possa realmente fazer diferença na sua vida, pois meu objetivo é semear essa ideia e levar ao máximo de pessoas possível a notícia de que é possível viver bem e há ferramentas simples para isso, a Psicologia Positiva está aqui para nos ajudar.

 

Seja feliz, acredite no bem e viva plenamente.

 

Um abraço.