Blog

Já fez o seu balanço de Janeiro? O mês está acabando e muitas promessas que foram feitas no ano novo já estão correndo bem ou não. O que você acha então de parar por um momento, respirar um pouco e avaliar seus objetivos antes de continuar?

Janeiro normalmente é um mês mais corrido, mês de férias e viagens para muitos e consequentemente mês de bastante trabalho para os que ficaram na empresa e precisam cobrir as atividades dos seus companheiros. Janeiro também é muito marcado por ser o início do ano e o talvez o mês modelo para o restante do ano.

Eu não sei bem como foi o seu mês de Janeiro, mas eu sei que você fez promessas no ano novo e talvez não as esteja cumprindo, então eu pergunto: por que?

Será que mais uma vez vamos deixar tudo para depois do carnaval? E se esse mês que acaba amanhã fosse o seu modelo para o restante do ano, como seria seu ano? Você atingiria suas metas? Cumpriria seus objetivos? Você mais se aproximou ou mais se afastou daquilo que quer para si mesmo nesse primeiro mês de 2017?

Vamos repensar em algumas coisas para avaliar melhor essa situação.

 

Prometer não é obrigado, mas cumprir é!

Certo dia meu avô disse que precisava de um baralho novo e queria ir comprar na padaria. Eu disse a ele que compraria e levaria na casa dele na próxima vez que fosse lá. Alguns dias passaram e fui lá na casa do meu avô novamente e após me perguntar se eu estava bem ele logo falou:

– Tiago, vou te perguntar uma coisa – segurando no meu braço – cadê o baralho?
– Nossa, vô! Esqueci! – Falei eu lembrando que tinha falado que compraria, quando veio a frase.
– Aqui, Tiago, vou falar um negócio para você, prometer ninguém é obrigado, mas cumprir é!

Eu não tinha como tirar a razão do meu avô, ninguém me pediu para prometer aquele baralho, mas a partir do momento que eu fiz, era minha responsabilidade da-lo ao meu avô.

Estou contando essa história porque você com certeza fez promessas nesse ano novo, ou pelo menos pensou nelas, e chegando agora no final de janeiro já deve ter uma boa noção se estava apenas se enganando ou se essa frase também é para você.

Veja que não estou falando de promessas feitas para outras pessoas, mas sim as suas para si mesmo. E então, está cumprindo suas promessas?

 

Só faltam 11 meses

Parece até pessimismo falando assim, mas se passou um mês e o seu saldo foi negativo, você precisa se apressar!

O maior motivador dessa pressa talvez não seja a necessidade de atingir rapidamente os objetivos, mas sim a pressa em agir em direção àquilo que você deseja.

Um mês já passou de 2017, mas quantos meses antes desse você deixou para trás dizendo que ia fazer e não fez?

Tem um provérbio tibetano que diz:

“Pensando em fazer, pensando em fazer, se passaram 20 anos.
Não consegui, não consegui, se passaram 20 anos.
Ai, por que não fiz? Por que não fiz? Se passaram 20 anos.
Assim se passaram 60 anos. Essa é a biografia de uma vida vazia”.

Não sei a sua idade, mas quantos anos você já deixou passar sem fazer nada?

Conteúdo exclusivo!

Registre-se e receba gratuitamente.

Balanço de Janeiro

Refletindo então sobre todos esses pontos que coloquei, você considera seu saldo para 2017 até aqui, que pode ser uma metáfora para o tempo que desejar, positivo ou negativo?

Se é positivo, só tenho os parabéns para te dar e dizer que você precisa continuar fazendo isso e se fizer sentido para você até ensinar outras pessoas a fazerem. Se for negativo vou te convidar a refletir nas perguntas abaixo para de repente te impulsionar:

  • Qual a maior dor que você sente agora?
  • O que, além de você mesmo, está te impedindo de seguir em frente?
  • O que está te motivando a ficar paralisado?
  • Como você anda se sabotando?
  • E se você pudesse fazer algo hoje que levasse em direção ao primeiro objetivo que você precisa para atingir os outros, o que você faria?
  • O que te impede de fazer?

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe aquilo que você não consegue atingir. Quem sabe alguém também não está passando por esse mesmo problema que você…

Compartilhe também o texto com quem você acredite que fará sentido!

Antes de terminar vai mais um convite: vamos terminar 2017 com saldo positivo?

Se sua resposta for sim, comece agora, pois só faltam 11 meses! =D

Um abraço!!!!!