Felicidade e Bem estar

A felicidade e sucesso dos relacionamentos começam muito antes de duas pessoas se encontrarem, começam na própria felicidade! Então eu te pergunto: você é feliz sozinho?

Deve ser confuso você ler um título que começa com relacionamentos e depois uma pergunta individual. Talvez essa tenha sido a real intenção, despertar sua curiosidade para entender a individualidade dos relacionamentos.

Já observou que muitas vezes que estamos nos relacionando com alguém, seja com amigos ou relacionamentos afetivos, colocamos a culpa de algumas coisas na outra pessoa? Não sabe do que estou falando? Já disse ou ouviu alguém falando as seguintes frases?

  • Eu não sou feliz com ele!
  • Ela não me faz feliz!
  • Ele só me causa problemas!
  • Ela só me traz infelicidade!
  • Ele me irrita!
  • Ela me tira do sério!
  • Nunca serei feliz sem ele(a)

Acredito que pelo menos uma dessas frases você já proferiu se referindo a alguém bem próximo. Bom, pensando nisso é que hoje eu quero falar para você uma coisa muito importante:

Você NUNCA será feliz em qualquer relacionamento, se antes não for feliz sozinho!

Sim, sempre vai achar problemas e problemas que não têm solução… e o pior…. nunca perceberá que o problema é seu e não das outras pessoas!

Difícil ler isso? Pois é! Odeie-me por isso e me culpe por você se indignar. No fundo isso só prova o que estou dizendo ali em cima, que, na verdade, o problema não sou eu, É VOCÊ!

 

Como vou ser feliz sem ele(a)?

Sem ela ou sem ele eu realmente não sei como você será feliz. Sério! Acho que você deveria… sei lá… desistir de ser feliz, aceitar que será a vida toda cabisbaixo e triste.

Sinceramente, eu ainda não sei como existem pessoas que ainda jogam a sua felicidade na responsabilidade de outra pessoa.

Lamentar-se pelo fato que perdeu alguém precioso para você, que te dava momentos de alegria, isso é normal. Agora, acreditar que sua felicidade depende do outro é realmente muito complicado.

Se sua felicidade depender de alguém e essa pessoa estiver infeliz, como serão os seus dias? E o dia que essa pessoa não estiver mais aqui, como você fará para ser feliz?

Caso não tenha respostas para essas perguntas, está na hora de você realmente cair na rela e assumir a responsabilidade pela sua felicidade.

 

Por que nos deixamos influenciar tão fácil?

Já percebeu que se uma pessoa qualquer vier nos incomodar podemos até nos aborrecer, mas nada comparado a se uma pessoa próxima e influente fizer isso?

Por que será que isso acontece? As pessoas próximas a nós ajudam a formar a nossa personalidade, fazem parte do nosso ambiente e por isso talvez que elas influenciem tanto no nosso humor assim. Porém, isso não deveria acontecer de qualquer maneira.

Quanto mais estamos bem conosco mesmo, mais fácil será não deixarmos que nossa felicidade seja influenciada. Mas se você não se conhece o suficiente e não tem autoconsciência aguçada, até mesmo aqueles que não são próximos a você vão conseguir tirar sua felicidade rapidamente.

Portanto, o antidoto para que os seus relacionamentos não tirem a sua felicidade, além do autoconhecimento, é o tópico a seguir:

Conteúdo exclusivo!

Registre-se e receba gratuitamente.

Relacione-se consigo mesmo

Só falta você me dizer que até você se irrita, rs… isso acontece as vezes, por isso aprender a ficar conosco mesmo é algo realmente muito bom e necessário!

Imagine você que se não consegue ficar consigo mesmo, quem vai gostar de ficar com você? Se você não sabe qual é o seu limite, como vai saber dizer ao próximo os seus limites? Como vai saber lidar com as frustrações de outra pessoa se não souber lidar com a sua mesmo?

Para começar um relacionamento consigo mesmo, é preciso que você se ame e seja feliz, SOZINHO! Quando você conhece outra pessoa, você comece a perguntar várias coisas sobre a identidade superficial dela, por exemplo:

  • Como você se chama?
  • E ai, com o que você trabalha?
  • O que você gosta de ouvir?
  • O que gosta de fazer?

E conforme vão se conhecendo um pouco mais, começam a perceber suas personalidades, que muitas vezes nem precisa perguntar, como o que faz o outro feliz, como o outro se derrete, o que tira o outro do sério e etc.

Esse é o processo normal de conhecer qualquer pessoa, seja colega de trabalho, amigos ou paixões.

Não é diferente quando queremos nos conhecer e começar a se relacionar conosco mesmo. Comece se questionando e experimentando as coisas mais superficiais, entenda onde você está, o que faz, o que sente ao fazer, o que sente sobre seu ambiente atual…

Depois disso, permita-se se apaixonar por seus próprios gostos, por seu jeito de sorrir, por suas realizações…

E então, permita-se se amar e fazer para si apenas aquilo que te traz felicidade, alegria e satisfação!

 

Agora você está pronto para relacionamentos!

Pronto, depois de refletir sobre as coisas acima e fazer aquilo que disse no último tópico, você está pronto para se relacionar!

Calma, sei que o que falei acima não é assim resolvido em uma leitura, portanto leve o tempo que for necessário. O que posso te dizer para te tranquilizar é que depois disso, quando você realmente for feliz sozinho, vai perceber que ninguém mais poderá tirar a sua felicidade.

Você continuará se irritando com algumas coisas, mas você sabe quais são essas coisas. Você continuará ficando triste, bravo, saindo do sério e tudo mais, porém nada disso te fará infeliz, pois serão coisas momentâneas e quanto mais se relacionar consigo mesmo, mais tenderá a alimentar emoções positivas que te fazem feliz.

Pense, se você se namorasse, como gostaria de ser tratado? Trate-se assim e seja FELIZ!

Então, recapitulando:

  • Você NUNCA será feliz em qualquer relacionamento, se antes não for feliz sozinho!
  • Não atribua a responsabilidade da sua felicidade à outra pessoa.
  • Quanto mais fácil você e seu humor são influenciados por outros, significa que menos se conhece.
  • Conheça-se e relacione-se consigo mesmo antes de se relacionar com alguém.
  • Tenha relacionamentos felizes! =D

 

Um grande abraço para você, deseja que seja feliz e que tenha ótimos relacionamentos!

Comente abaixo se tiver alguma pergunta e compartilhe esse texto com as pessoas com quem você se relaciona.

Um abraço!!